Vantagens e desvantagens da publicidade em banner

A publicidade em banner ou display publicitário ainda está muito presente na Internet. Mesmo que ainda seja muito semelhante à forma clássica de publicidade impressa ou publicidade externa, dificilmente existe um site comercial hoje que possa passar sem banners de publicidade. Os especialistas em marketing recomendam o uso de banners publicitários principalmente em sua página inicial. 

Mas como funciona a propaganda em banner, quais são suas vantagens e desvantagens e como uma empresa pode usá-la da forma mais eficaz possível? Resumimos os aspectos mais importantes para você.

QUE TIPO DE BANNER PUBLICITÁRIO EXISTE?

Além da pura colocação de banners publicitários estáticos, que era comum no passado, agora existem várias formas de comutação automatizada. A chamada “publicidade programática” descreve todo o processo de publicidade automatizada. Com o “retargeting”, os utilizadores que já visitaram um site, por exemplo determinados produtos nos quais já tinham interesse, são novamente apresentados num banner em Ribeirão Preto e apresentados.

Enquanto os banners estáticos geralmente usam apenas gráficos ou texto, os banners dinâmicos também usam imagens em movimento, vídeos ou animações como elementos de design. Para incentivar os clientes em potencial a interagir ou criar um link para seu próprio site , botões “Call to Action”, ou seja, solicitações de clique, também são colocados em muitos banners publicitários.

Anúncios em banner podem ser posicionados na parte superior, lateral ou inferior de um site. Existem também banners publicitários que se espalham por um momento no campo de visão de todo o site. Outra variante são os chamados “banners do mouse”, que seguem o movimento do cursor. Muitos anunciantes preferem posicioná-los na borda do site para que o banner não pareça muito intrusivo.

Em primeiro lugar, não é o anunciante que ganha dinheiro com a publicidade em banner, mas sim a pessoa em cujo site o banner aparece como um anúncio digital. Na maioria das vezes, os anúncios digitais são cobrados de acordo com o método de faturamento CPM, com CPM representando “preço de mil contatos”. Se um banner publicitário é exibido 1000 vezes, um determinado preço é pago de acordo. Este modelo de faturamento é conhecido internacionalmente como CPM (Custo Por milha).

O segundo método de faturamento comum é o método de CPC, onde CPC significa “Custo por Clique” .Aqui, o banner publicitário só é pago se o cliente potencial realizar uma determinada ação no site do anunciante.

Pop-ups não são considerados banners de publicidade, mesmo que ambos representem uma forma de publicidade online . Embora um banner publicitário possa ser visto constantemente no visor, o pop-up aparece em uma janela separada do navegador quando você visita um site e se sobrepõe à página realmente acessada. Por esse motivo, muitos usuários costumam ser mais incomodados por pop-ups do que por anúncios em banner  

POSSÍVEIS DESVANTAGENS DA PROPAGANDA EM BANNER

  • Nem sempre é possível medir com segurança os benefícios ou o sucesso de banners publicitários. O faturamento de acordo com o método CPC é frequentemente impreciso e cliques não intencionais de usuários não podem ser distinguidos de cliques conscientes.
  • Muitos usuários consideram a propaganda em banner um incômodo e, portanto, usam bloqueadores de anúncios. É por isso que os banners publicitários muitas vezes nem aparecem na tela. Da mesma forma, por razões semelhantes, os usuários inconscientemente escondem anúncios em banner e simplesmente os ignoram, o que é conhecido como “cegueira de banner”.

POSSÍVEIS BENEFÍCIOS DA PUBLICIDADE EM BANNER

  • A publicidade em banner permite que o grupo-alvo desejado seja abordado diretamente. Se um banner publicitário atrair muita atenção, novos clientes podem ser conquistados. Colocar banners publicitários em portais de alto alcance pode aumentar o conhecimento da marca e, assim, posicionar melhor a empresa no mercado.
  • Em princípio, existe uma quantidade ilimitada de espaço publicitário disponível na Internet. Anúncios digitais podem ser colocados especificamente em sites que correspondam exatamente aos produtos ou serviços do anunciante. Você também pode anunciar descontos ou ofertas especiais. Os banners publicitários são geralmente uma forma de incentivar a interação com clientes em potencial.
  • Ao colocar anúncios em banner, existem modelos de faturamento flexíveis, dependendo de suas necessidades. Devido às diversas possibilidades técnicas, existe também um alto grau de liberdade de design para banners publicitários. Normalmente, os banners dinâmicos recebem mais atenção do que os estáticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *