Como escolher as cores perfeitas para o seu cartão de visita

Olhe para seus cartões de visita. O que chama sua atenção à primeira vista? Se tudo o que você vê é nada em preto e branco, é provável que esta seja a primeira impressão que você causa nos outros. Sim, pode ser difícil olhar para o seu próprio material de marketing de forma objetiva, mas há pelo menos uma coisa que pode fazer seu cartão de visita se destacar: a cor certa.

Se o seu cartão de visita for preto e branco, você pode estar perdendo alguma coisa. De acordo com especialistas, as pessoas mantêm um cartão de visita colorido dez vezes mais do que um preto e branco.

Mas você sabia que existem certos esquemas de cores de cartões de visita que podem aumentar suas chances de atrair um novo cliente ou fechar um negócio? As cores podem afetar a forma como nos sentimos, o que significa que é mais provável que falem conosco e nos incentivem a agir – como tirar um cartão de visita de uma pilha e ligar.

Então, o que você precisa fazer para encontrar as cores certas para o seu cartão de visita? Nós vamos te contar. Neste artigo, veremos os diferentes elementos a serem considerados ao escolher as cores do seu cartão de visita:

  1. Teoria da cor
    • Entenda a teoria da cor
    • Psicologia da cor
    • Aplique a teoria das cores ao design de seu cartão de visita
  2. Desenhe o seu cartão
    • Cor do logotipo
    • Colocação de cor
    • Tipo de papel
    • Fontes e gráficos
  3. Consistência da marca
    • Pense na sua cultura corporativa

1. Teoria da cor

Você pode nem estar ciente disso, mas quando pega um cartão de visita, está estabelecendo uma conexão subconsciente com o que vê. A cor pode desempenhar um grande papel nisso. Para criar designs eficazes, podemos usar a teoria das cores, que nos ajuda a entender como as cores se complementam da melhor forma.

Entenda a teoria da cor

A teoria da cor dá aos designers uma compreensão do papel que as diferentes cores desempenham na transmissão de uma mensagem. Isso inclui como as cores são misturadas e onde estão na roda de cores.

Uma possibilidade é, por exemplo, agrupar cores em um esquema que combine cores complementares. Outra opção é agrupá-los em um esquema de cores analógico. Três cores próximas umas das outras na roda de cores são consideradas analógicas. Um designer também pode pegar as cores da roda de cores que representam a natureza e criar um esquema que consiste inteiramente em diferentes tons de verde e amarelo.

Além de cores complementares e análogas, alguns designers optam por cores triádicas , que utilizam cores uniformemente espaçadas na roda de cores. Verde, laranja e roxo, por exemplo, podem combinar para fazer uma declaração ousada e atraente. Você também pode optar por um esquema de cores tetrádico, que usa quatro cores espalhadas em um padrão retangular na roda de cores. Experimente essas variações para encontrar o esquema de cores que melhor se adapta ao seu cartão de visita.

Psicologia da cor

Além da teoria das cores, os designers também usam a psicologia das cores para escolher a cor certa para combinar com a mensagem de marca do cartão de visita. Por exemplo:

  • Amarelo transmite otimismo e cordialidade
  • Laranja comunica alegria e confiança
  • O vermelho parece jovem e atrevido
  • Azul comunica confiabilidade e força
  • Verde está associado a paz e saúde
  • Cinza é considerado neutro e calmo

A psicologia da cor pode ter um grande impacto em como seu cartão de visita é percebido.

Aplique a teoria das cores ao design de seu cartão de visita

Para um dentista pediatra, um design divertido e vibrante que inclua vermelhos e amarelos é mais apropriado, enquanto um escritório de advocacia deve usar cores azuis, cinza ou suaves para representar confiabilidade. Portanto, quando se trata de cores, primeiro pense no impacto que você está procurando. Um simples preto e branco pode transmitir uma mensagem de marca.  .

O que fará você se destacar dos demais em eventos de networking onde os participantes colecionam vários cartões de visita? Você pode estar pensando: OK, então um cartão de néon com as cores do arco-íris. Mas esse não é necessariamente o caso. Você deseja que seu cartão corresponda à sua marca, para que as pessoas se lembrem do que é seu negócio. Mesmo um design minimalista com poucas cores bem colocadas pode ser a solução.

E não se esqueça de que o esquema de cores escolhido deve aparecer em todos os materiais de sua marca – logotipo da empresa, sinalização, design do site e cartão de visita – para manter a mensagem da marca consistente.

2. Projete seu cartão

Os designers profissionais estão atentos aos detalhes e sabem que precisam ter como alvo o espaço em branco e, em primeiro lugar, certificar-se de que as fontes são legíveis. A cor só entra em jogo depois que todos esses conceitos básicos de design são esclarecidos.

Cor do logotipo

Primeiro, dê uma olhada em seu logotipo. Provavelmente será uma parte destacada do seu cartão de visita, portanto, você precisará escolher cores que o complementem. Os designers prestam muita atenção ao círculo cromático e escolhem cores que estão na mesma família de cores ou opostas no círculo cromático . Por exemplo, se o seu logotipo contém tons de roxo, você pode optar por um tom de laranja para contraste.

Colocação de cor

Em segundo lugar, você precisa pensar em como posicionará sua cor. Você pode desenhar seu cartão inteiramente na cor de sua escolha ou colocá-lo com cuidado. Os melhores designs geralmente usam apenas cores no logotipo e no texto, e a cor contrastante define o tom. Você também pode fazer um lado do cartão completamente da mesma cor que usou para o logotipo no outro lado.

Tipo de papel

Para não designers, o papel é uma parte frequentemente negligenciada do processo de design. Mas o papel desempenha um papel importante e pode afetar a forma como as cores aparecem no cartão impresso. Recomenda-se papel espesso. Você também pode escolher entre fosco e brilhante. Um acabamento brilhante reflete a luz, portanto, lembre-se disso se tiver preocupações com a legibilidade. Certas condições de iluminação podem dificultar a leitura, especialmente se você escolheu uma cor reflexiva como azul escuro ou preto.

Fontes e gráficos

Ao escolher as cores para suas fontes e gráficos, lembre-se de que o contraste é muito importante. Seu nome e detalhes de contato devem ser legíveis. Preto é uma escolha segura em um fundo claro. As cores complementares funcionam bem para todos os gráficos e ilustrações que você deseja em seu cartão, como aqueles opostos um ao outro na roda de cores. 

Você também pode usar diferentes variantes da mesma cor, uma fonte azul escura e um logotipo azul claro, por exemplo. Um fundo branco ou preto claro pode realçar as cores do seu logotipo. Lembre-se sempre de que a legibilidade é a coisa mais importante, mas tente combinações de cores diferentes até encontrar uma que funcione.

Unilateral vs. bilateral

Quando estiver pronto para começar, você precisará decidir se deseja um cartão de visita com uma ou duas faces . Colocar todas as informações em uma página manterá o mapa curto e agradável e tornará sua impressão mais barata. Um cartão de face única deixa espaço para uma nota no verso, mas um cartão de face dupla permite que você tenha seu logotipo impresso em um lado e suas informações de contato no outro. 

Mais importante ainda, um cartão de dois lados oferece a opção de usar duas cores diferentes para cada lado, ou a mesma cor se você achar que seria uma afirmação melhor.

3. Consistência da marca

Por mais importantes que sejam as opções de cor e papel no design geral de cartões de visita, não há nada geral sobre seus próprios materiais de marketing. As decisões que você toma devem ser específicas para a marca de sua própria empresa. Antes de começar, dê uma olhada nos materiais de marketing que você já possui. Depois de decidir renovar sua cor, você precisará fazer um esforço para atualizar todos os outros materiais também.

Pense na sua cultura corporativa

Além do fato de que a cor deve combinar com o marketing da sua marca, também deve ser consistente com o tipo de cultura corporativa que você está transmitindo. Se você deseja ser totalmente profissional, suas cores devem ser suaves – por exemplo, preto, branco e cinza, bem como tons suaves de azul ou verde. Mas se você quer ser mais engraçado, opte por cores vivas e divertidas ou tons terrosos para um look casual. Isso o ajudará a atrair naturalmente o tipo de cliente que valoriza seu ambiente de trabalho.

Um pequeno pedaço de papel com grande impacto

Seu cartão de visita serve como um “cartão de apresentação” para sua empresa. A sua escolha de cores deve comunicar facilmente a natureza do seu negócio e corresponder aos produtos e serviços que oferece. Agora que você sabe o que procurar ao escolher as cores para seus cartões de visita, poderá causar uma ótima impressão na primeira vez. 

Confie em nós – com as cores certas, seu cartão será a ferramenta perfeita para fazer novas conexões comerciais e ajudar os clientes a lembrar o seu nome. Consulte sempre a Gráfica Ribeirão Preto .

Nossos Cartões de Visita, Acesse nossa Pagina: https://www.graficaribeiraopreto.com.br/categoria/cartao-de-visita-ribeirao-preto/cartao-de-visita-frente-verso-colorido

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *