Ainda temos que usar cartões de visita na era digital?

Apesar da proliferação de métodos de contato na web, os cartões de visita ainda estão presentes. Eles ainda são tão importantes? Veremos isso juntos.

Quais são as boas razões para ter um cartão de visita?

Convenientes para o cliente, os cartões de visita são um investimento para o autônomo que deseja desenvolver sua rede ou para o vendedor que deseja construir relacionamentos. Mas em um momento em que é fácil alcançar as pessoas por meio de uma rede social como o LinkedIn, o cartão de visita ainda tem muitas vantagens.

Deixe um rastro físico

O cartão de visita não substitui o LinkedIn ou os cadernos de endereços dos smartphones, é uma ferramenta complementar que permite deixar rastros físicos durante uma discussão ou evento profissional.

Os cartões de visita são geralmente mantidos por vários dias (ou mesmo semanas) em sua mesa para adicionar os detalhes de contato do contato encontrado posteriormente em uma ferramenta de CRM, um aplicativo de contato ou em redes sociais.

Os cartões de visita permitem que você saia do imediatismo e faça uma triagem fria das pessoas que conheceu, de modo a não carregar seu banco de dados de contatos com pessoas não relevantes para o seu negócio.

Apresente-se e especifique sua função na empresa

O cartão de visita permite que seus contatos evitem ter que pesquisar informações relevantes no Google ou LinkedIn para saber quem você é. Na verdade, se for bem feito, contém todas as informações importantes sobre você.

Outro ponto importante: ajuda a evitar que a pessoa cometa um erro ao inserir seus dados por engano no endereço de e-mail, número de telefone ou seu sobrenome.

Por fim, a troca de cartões de visita faz parte das tradições de final de reunião e seria uma pena se você fosse o único a não ter um. 

Ancorar sua marca na mente de seus contatos

Um cartão de visita com seu logotipo marcará seus clientes mais do que apenas os detalhes de contato inseridos em seus telefones. Você personifica o universo da sua marca e ao mesmo tempo mostra que tem uma verdadeira estratégia de comunicação.

O cartão de visita também permite que você transmita seus valores: papel reciclado se você se apega à ecologia, uma forma original se você for uma pessoa criativa etc.

Dê a imagem de um profissional pró-ativo

Ter cartões de visita com você mostra que você é uma pessoa clarividente e que antecipa as necessidades. Por outro lado, não ter um cartão de visita mostra que veio sem um objetivo profissional ou que não deseja aproveitar todas as oportunidades para promover seus produtos ou serviços, o que às vezes pode resultar em falta de confiança em seus serviços.

Faça contatos sem falar muito

Durante eventos profissionais, às vezes acontece de encontrar uma pessoa interessante que está prestes a sair ou não tem muito tempo para conversar com você. Deixar seu cartão de visita permitirá que ele entre em contato com você mais tarde e, portanto, reserve um tempo para falar com você.

Tenha uma ferramenta de comunicação adicional

Se você tem um estande em uma feira de negócios, pode deixar seus cartões de visita de autoatendimento para que as pessoas os mantenham ou grampeá-los em um meio mais abrangente, como um panfleto ou capa de apresentação. 

O cartão de visita permitirá que as pessoas interessadas em seus serviços tenham um link direto com sua empresa, em vez de passar por uma mesa telefônica ou um endereço de e-mail genérico como “contato@minhaempresa.com”. Você já está na personalização do relacionamento.

Tenha um suporte para fazer anotações

Muitas vezes acontece que você fica sem um caderno ou papel para anotar coisas importantes. Deixar um espaço vazio no verso de seus cartões de visita permitirá que você ou seus interlocutores anotem algumas informações importantes sobre suas trocas.

Como fazer um cartão de visita original e eficaz?

Todos os bons motivos que mencionamos acima só têm valor se o mapa for cuidadosamente elaborado. Você deve, portanto, incluir as seguintes informações em seu cartão:

  • Logotipo e slogan da sua empresa
  • Seu sobrenome, nome e cargo ocupado
  • Seu número de telefone
  • Seu endereço de email
  • Seu endereço comercial
  • URL do site da sua empresa

Essas informações permitirão que seus clientes em potencial, clientes já antigos ou parceiros entrem em contato com você facilmente.

Se você tiver espaço disponível (certifique-se de que seu cartão de visita não esteja sobrecarregado), você pode adicionar algumas informações adicionais, como certificação, experiência profissional recente ou horário e dias de funcionamento.

Para separar informações relevantes, imagine que seu cartão passe e acabe caindo nas mãos de alguém que não o conhece e quer saber quem você é e o que você faz antes de entrar em contato com você.

Se quer se destacar da concorrência, não hesite em mostrar originalidade: formas atípicas, código QR referente a um site com informações adicionais, cartões de visita 3D, cartões USB, etc. As possibilidades são inúmeras e sites como a Gráfica Ribeirão Preto irão ajudá-lo a fazer um cartão de visita original.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *